sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017



<<<  24 de Fevereiro de 2017   >>>


Caros e Nobres Colegas Conciliadores e Mediadores SP

Agradecemos o apoio de todos vocês ao longo desse primeiro ano de lutas
Agradecemos especialmente àquelas que deram início ao Movimento, Aline e Luciana.
Agradecemos a todos que lutaram para a aprovação da  Lei 15.804 que institui o pagamento do nosso abono.
Mas chegou a hora de PENSAR GRANDE.
A  nossa convicção é de que sem uma ASSOCIAÇÃO  forte e atuante, conforme foi decidido no dia 16/01 na ALESP (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo) e por maioria esmagadora nas pesquisas realizadas junto aos colegas, não iremos conquistar o nosso abono.
Analisando toda essa conjuntura resolvemos nos afastar do núcleo do Movimento para nos dedicar com mais afinco e objetividade à ASSOCIAÇÃO.
A hora é de avançar com formalidade e representatividade, como meio de conquista.
E quando a primeira conquista for exitosa, o nosso ABONO será uma conquista COLETIVA.
Conquista de todos, inclusive daqueles que deixaram de operar como conciliadores.
Pensamos e sonhamos  grande. As próximas reuniões continuarão ocorrendo na ALESP, e todos serão avisados.

Desde já OBRIGADO.

Helio Godau​
Kathy Abreu​
Marilda Loria​
Salvador Giglio Neto​
Jose Yglesias​
Natália Omori


----------------------------------------------------------------------------------


Associação, em um sentido amplo, é qualquer iniciativa formal ou informal que reúne pessoas físicas ou outras sociedades jurídicas com objetivos comuns, visando superar dificuldades e gerar benefícios para os seus associados. Formalmente, qualquer que seja o tipo de associação ou seu objetivo podemos dizer que a associação é uma forma jurídica de legalizar a união de pessoas em torno de seus interesses e que sua constituição permite a construção de condições maiores e melhores do que as que os indivíduos teriam isoladamente para a realização dos seus objetivos.
A associação então, é a forma mais básica para se organizar juridicamente um grupo de pessoas para a realização de objetivos comuns. Esquematicamente podemos representar as associações como sendo:
As associações assumem os princípios de uma doutrina que se chama associativismo e que expressa a crença de que juntos, nós podemos encontrar soluções melhores para os conflitos que a vida em sociedade nos apresenta. Esses princípios são reconhecidos no mundo todo e embasam as várias formas que as associações podem assumir: oscips, cooperativas, sindicatos, fundações, organizações sociais, clubes. O que irá diferenciar a forma jurídica de cada tipo de associação é basicamente os objetivos que se pretende alcançar.



sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017







<<<   12 de Fevereiro de 2017   >>>


Gravamos um PODCAST !

Dessa vez foi sobre um tema sensível  è  “A remuneração sai em 2017 ?”

Agradecemos a oportunidade a Pacificus.

As informações que trouxemos são importantes e fundamentais para os Conciliadores.

Queremos saber sua opinião. Deixe sua dica... Você pode fazer download  para ouvir no celular, tablet ou até salvar em um pendrive e ouvir no carro.


Cronologia:
02:15 – Introdução dos convidados
05:48 – Como é o histórico do movimento? Como está organizado?
14:42 – É uma iniciativa onde busca opções para remuneração?
16:32 – O movimento está organizado do ponto de vista estadual?
20:20 – Como se deu o processo a partir do veto do Governador Geraldo Alckmin?
31:28 – A rubrica autoriza o tribunal a pagar os conciliadores?
35:24 – Qual a expectativa do movimento?
42:05 – A associação tem outros objetivos?
46:25 – Considerações finais

 






Deixe seu comentário !!

domingo, 12 de fevereiro de 2017


<<<   12 de Fevereiro de 2017    >>>

Nós mediadores e conciliadores judiciais no estado de São Paulo atuamos voluntariamente. 

Na 4ª edição do #entrevistaMediante abordamos a nossa remuneração na visão de  auxiliares da justiça onde  prestamos  serviços de extrema importância para a população.


Natalia Omori de Almeida [1], mediadora e advogada , é uma das organizadoras do Movimento Conciliadores SP. Ela aborda a previsão legal desta remuneração, os desafios a serem enfrentados e a atuação dos mediadores e conciliadores em prol deste direito.


Esperamos que gostem da entrevista, a qual também está disponível no site:

Ótimo final de semana a tod@s


1. Atualmente, os mediadores judiciais são remunerados? Há previsão legal para essa remuneração? 

Os mediadores judiciais são remunerados em alguns estados, porém não no Estado de São Paulo apesar de haver previsão na Lei 15.804/2015 e no Novo Código de Processo Civil.
A lei 15.804/2015, reza que seríamos remunerados em 2 UFESPs por hora, porém o artigo 4º que estabelecia a fonte pagadora foi vetado. Adicionalmente essa lei é objeto de uma ADIN oferecida pelo Ministério Público, que chama os Presidentes do: Tribunal de Justiça e Assembléia Legislativa e Governador a regularizar a fonte pagadora.
Em dezembro de 2016 junto aos Deputados Estaduais da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, o Movimento Conciliadores SP conseguiu aprovar a rubrica, que permite ao Presidente do Tribunal de Justiça remanejar uma verba para o pagamento destes profissionais, que são considerados auxiliares da justiça pelo novo Código de Processo Civil.

2. Na sua opinião, qual é o maior desafio do Brasil nesse tema?

Na minha opinião, o maior desafio neste tema é profissionalizar a categoria de maneira que (atraia) estimule os bons profissionais. Este trabalho exige do profissional muito estudo e pesquisa e para isso o mediador precisa ser bem remunerado, pois trabalha-se com ferramentas de 1º Mundo, por isso o sucesso nas sessões de mediação e que vem em uma crescente no país.

3. Como tem sido a atuação dos mediadores em prol desse direito?

Atualmente, a atuação dos mediadores do Movimento Conciliadores SP conseguiu muitos avanços, a cada mês há uma atualização do que foi realizado e quais serão os próximos passos. Essa transparência em publicar mês a mês fez com que muitos aderissem ao Movimento e se sentissem estimulados para ajudar de alguma maneira. Os avanços foram: - 07/07/2016 reunião com o Presidente do TJ; - 05/12/2016 audiência pública realizada na ALESP com o apoio do deputado Carlos Giannazi; - dezembro de 2016, na votação, a rubrica junto aos deputados estaduais da ALESP; reuniões dos mediadores do estado de SP na ALESP; divulgações nas mídias Diário Oficial, Rádio Jovem Pam,TV Assembléia Legislativa, TV Cultura, RIT TV, G1 globo, AASP (Associação dos Advogados do Estado de São Paulo), Jota UOL, jornais e rádios das cidades do interior e redes sociais(facebook, linkedin, whattsapp e youtube)
   

4. O que sugere para os mediadores interessados em acompanhar o andamento desse debate?

Sugerimos que reforcem ainda mais o que já vêm fazendo com grande intensidade: PARTICIPAÇÃO. Somos os maiores interessados em profissionalizar a categoria e dependerá de nós esta vitória.

--------------------------------------------------------------------------------------------

Nosso Blog:    conciliadoressp.blogspot.com.br/Conciliadores SP

[1] - Natalia Omori de Almeida
Mediadora de Conflitos Judicial e Privada e Advogada
Mediadora no Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania – CEJUSC há 2 anos, atendendo por volta de 20 casos por semana obtendo acordos em cerca de 70% dos mesmos.
As partes/mediandos atendidos são pessoas físicas e jurídicas. Atuação com pessoas físicas no âmbito da família abrangendo divórcio, guarda, pensão alimentícia e visitas. Atuação com pessoas jurídicas abrangendo conflitos entre consumidor e empresas líderes nacionais e multinacionais dos ramos: automotivas, aviação, bancos, comunicação e publicidade digital, telefonia e seguradoras.
Certificada pelo Instituto de Certificação e Formação de Mediadores Lusófonos – ICFML;Capacitada pelo Mediaras – Buenos Aires e pelo CNJ 125 Algi Mediação São Paulo.Graduação: Letras e Direito




segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

<<<   06 de Fevereiro de 2017   >>>






No dia 06 de Fevereiro de 2017, às 13h30m, no Fórum João Mendes (sala 529), o Movimento Conciliadores SP, representado pelos colegas: Marilda, Natália e Yglesias promoveu um encontro com o Dr. Ricardo Pereira Junior, juiz responsável pelos CEJUSCs da Capital.

Na ocasião o Dr. Ricardo Pereira Júnior foi convidado a  participar dos próximos eventos do Movimento.

Os colegas buscaram  informações a respeito do recebimento do abono indenizatório. Segundo nos informou Dr. Ricardo o NUPEMEC  está com  seu sistema operacional preparado para efetuar o pagamentos aos conciliadores e mediadores do Estado de São Paulo, o que se faz necessário com a maior brevidade possível, tendo em vista a crescente procura pelos serviços dos Cejusc's e o impacto positivo do trabalho por nós exercido.

A evasão de mediadores e conciliadores atuantes no Cejusc desde o início de 2017 é fator preocupante.

Por todas as razões acima expostas, Dr Ricardo declarou ser favorável ao pagamento do abono indenizatório e colocou-se à disposição para nos ajudar.

Na sequencia, houve uma discussão sobre o mérito da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN), referente à Lei 15.804/2015, a qual  trata sobre o abono, proposta pelo Ministério Público do Estado e a necessidade de informarmos a aprovação da rubrica nos autos, buscando desta forma, que seja cassada a liminar concedida, com ulterior decisão de mérito.

Finalmente, agradecemos ao Dr. Ricardo a atenção e disposição em nos ajudar !

Qualquer dúvida entrem em contato conosco:

Nosso e-mail é :   conciliadores.sp@gmail.com
Nosso BLOG é:   conciliadoressp.blogspot.com.br/

Juntos somos mais fortes !



sábado, 4 de fevereiro de 2017

<<<   04 de Fevereiro de 2017   >>>


Boa tarde, amigos.


1) Nosso movimento cresceu, e devido a necessidade de representarmos juridicamente a todos os conciliadores do Estado de São Paulo, na última reunião do movimento, ocorrida em 16/01/2017, foi aprovada a criação de uma Associação de Classe. Pedimos que aguardem o andamento desse processo.  EM BREVE DAREMOS MAIS NOTÍCIAS SOBRE ESTE ASSUNTO.



Antecipadamente  esclarecemos que (temporariamente) não será cobrado nenhum valor a título de mensalidade associativa até conquistarmos o recebimento do tão almejado ABONO INDENIZATÓRIO. 


**   Nosso modelo financeiro será apresentado em ocasião específica !  **






2) Além disso, na mesma oportunidade, foi comunicado aos presentes o desmembramento do grupo do WhatsApp (Conciliadores SP), de forma regionalizada, de acordo com o critério já utilizado pelo NUPEMEC, ou seja  REGIONALIZAÇÃO pelos RAJs (Regiões Administrativas Judiciárias), vide mapa.


Os 11 grupos estão denominados de 01 a 10 e o último chama-se Capital o qual AINDA está em fase de implantação e logo estará pronto.



Estamos incluindo todos os conciliadores aos poucos.
É trabalho de formiguinha são muitos conciliadores... portanto irá demorar uns dias para concluirmos esse processo de add cada qual ao seu grupo.



Muitos de vcs já foram incluidos nos seus grupos denominados de 01 a 10, quem ainda não foi incluído aguarde que faremos isso em breve !!


Para saber em qual grupo cada um de você futuramente será adicionado é só atentar a divisão feita pelo NUPEMEC em RAJ’s verifiquem no mapa da ilustração. 

Estamos regionalizando o nosso movimento de maneira a conhecer mais de perto cada um dos conciliadores.


Fiquem atentos !!



E aqui vai um lembrete:
Quem eventualmente ainda não fez o seu cadastro, responda o questionário no seguinte link.







Obrigado pela compreensão de todos !



Qualquer dúvida entre em contato conosco.


Nosso e-mail é:   conciliadores.sp@gmail.com

Nosso BLOG é:   conciliadoressp.blogspot.com.br/
Nosso FACE:      https://www.facebook.com/groups/241306216214901/





Juntos somos mais fortes !