quinta-feira, 19 de janeiro de 2017





RELATÓRIO  DA REUNIÃO – 16/Jan/2017






No dia 16 de janeiro de 2017, nas dependências do Plenário José Bonifácio, na ALESP, entre às 14:00H e 19:30H,  aproximadamente 100 conciliadores do estado de São Paulo, que lotaram literalmente o recinto, representando inúmeras cidades do Estado de São Paulo  discutimos e planejamos os trabalhos para o ano de 2017.
A apresentação narrou o histórico do Movimento no ano de 2016, que os colegas poderão ler pelas mídias sociais, através das divulgações já realizadas.
Os pontos altos dessa apresentação, apresentados pelo colega Salvador Giglio Neto, foram:


1.    A divulgação dos resultados tabulados da pesquisa realizada junto aos conciliadores via internet;
2.    O foco na divulgação massiva de nosso Movimento e Ações pela causa.





Tivemos o forte  empenho da equipe do deputado Carlos Giannazi, que nos proporcionou toda a infraestrutura na ALESP, para  reunião de mais de 5 horas, assim como o próprio, que embora em recesso legislativo, passou alguns minutos conosco , para saudar e colocar-se a inteira disposição, para lutar como deputado pela nossa causa.
Foi esclarecido que o Movimento Conciliadores SP é apartidário, pois tivemos o apoio de todos os partidos políticos, mas temos uma obrigação moral de enaltecer aquele que está nos ajudando no momento, assim como já mencionamos em outra oportunidade outros deputados.
Já, nos dias seguintes, o nosso encontro, foi divulgado:

Diário Oficial de SP – 18/Janeiro/2017


Associação dos Advogados de São Paulo – AASP (Clipping – 19/01/2017).





Em seguida, foi feita as propostas para o ano de 2017, como segue:


BLOCO I: ALESP – RUBRICA

1.    Foi narrado o trabalho realizado pelo Movimento junto a Comissão de Finanças e ao Colégio de Lideres, demanda que ocorreu com o contato semanal, por três meses, junto aos deputados.

2.    Mudança de última hora: Foi explicado que embora tudo estivesse encaminhado para a aprovação da Rubrica, assim como Emenda que se autoriza o remanejamento do Orçamento do TJSP, conforme pedido formal do próprio desembargador Dr. Paulo Dimmas, presidente do TJSP, no dia 03 de novembro em visita a ALESP, e que essa tinha o aval de todos os partidos políticos, na última hora o Relator deputado João Caramez, recebeu uma orientação para em seu Relatório não mencionar a Emenda, com valor especifico de 165 milhões de reais, decidindo pela aprovação somente da RUBRICA.
A alegação para não ser mencionada a Emenda era a ADIN.
Contudo a Rubrica já menciona que a fonte pagadora será o TJSP, exigência do Ministério Pública que ingressou com a ADIN.

Assim sendo, com a aprovação pela ALESP da Rubrica, essa deverá ser cassada, autorizando o TJSP a remanejar seu orçamento e pagar os conciliadores já no ano de 2017.


PRÓXIMOS PASSOS
1.    Reunião com o Tribunal de Justiça:
Estamos agendando com o desembargador Dr. Paulo Dimmas, presidente do TJSP, reunião para o posicionamento oficial em relação ao pagamento do nosso Abono Indenizatório e o como será realizado.

2.    ALESP – ADIN:
Agendamento com o presidente da ALESP, para solicitar a cassação da ADIN de imediato, visto que está já perdeu o seu objeto, com a aprovação da Rubrica.
Esclarecemos aos colegas, que estão no polo passivo da ADIN, o presidente da ALESP e o senhor governador. E por não termos representatividade jurídica, dependemos desses dois poderes. Salientamos que essas medidas já estão sendo tomadas.


BLOCO II: A CONQUISTA DA CAPITAL
Foram abordadas várias medidas, objetivando uma maior participação dos nossos conciliadores da Capital de São Paulo, hoje representada por 15 CEJUSCs, entre elas:
1.    Mapear e visitar todos os CEJUSCs;
2.    Fortalecer lideranças em cada CEJUSC; e,
3.    Aproximação cada vez maior dos nossos colegas, junto ao Movimento.
Fato positivo foi a grande participação dos conciliadores da capital, quer na pesquisa, assim como, no comparecimento ao evento.


PRÓXIMOS PASSOS


Foi criada uma Comissão, tendo como Gestor Hélio Godau
Essa Comissão irá convocar os colegas para a sua participação, descentralizando e permitindo que todos os interessados estejam envolvidos no Movimento.


BLOCO III: ASSOCIAÇÃO
A maioria esmagadora foi favorável à criação de uma associação, quer por meio da pesquisa, assim como, em votação durante o Evento.
O motivo primordial é a representatividade jurídica necessária em nosso atual estágio de negociação, junto aos poderes públicos.
A representante da associação APAMEC, a Dra. Vera Lúcia solicitou a palavra e de público fez elogio ao trabalho desempenhado pelo nosso Movimento, em prol da causa dos conciliadores.
Colocou a APAMEC a disposição do nosso Movimento, e foi acordado que na próxima semana iremos nos reunir para discutir sobre esse assunto.
Independente de qualquer acordo, criaremos uma associação para representar o nosso Movimento,  e iremos convocar os conciliadores  para Assembleia de Eleição da Diretoria para o dia 20 de fevereiro, no Plenário Tiradentes, horário das 14h00m às 19h00m, novamente na ALESP. Nos próximos dias iremos confirmar.
Foi levada a Reunião algumas premissas, em relação ao  “modus operandi”  da associação, tais como:
1. Não haverá cobrança de mensalidade ou outro tipo de contribuição, antes do recebimento do abono;
2.    Os mandatos da diretoria serão curtos, de um ou dois anos, proporcionando maior rotatividade, e ninguém perpetuar no poder;
3.    Não haverá reeleição;
4.    Serão criadas Diretorias Regionais, para que todo o Estado esteja representado, assim como, a maior participação efetiva dos colegas conciliadores, dentro da associação.


PRÓXIMOS PASSOS

Programação do próximo encontro com a Eleição da Diretoria para o dia 20 de Fevereiro, na ALESP, 1º Andar - Plenário Tiradentes, horário das 14:00H às 19:00H. Nos próximos dias iremos confirmar e divulgar fortemente.

Foi criada uma Comissão a cargo da Gestora Marilda Loira



RESULTADOS DESSE EVENTO
Além da satisfação aos colegas conciliadores, que participaram ou compartilharam essa luta intensa ao longo do ano de 2016, o Movimento Conciliadores SP, comunica que já  tomou as seguintes medidas:

1.    Agendar reunião com o presidente do TJSP
2.    Agendar reunião com o presidente da ALESP
3.    Criação de quatro  Comissões de trabalho, a saber:
3.1.        Comissão da Capital –      Hélio Godau;
3.2.        Comissão Associação –    Marilda Loira;
3.3.        Comissão de Mídia –         Kurwenlucia
3.4.        Comissão Regional –        Katia Torba.


Para essas Comissões, oportunamente, os colegas serão convidados a participarem, pois o conhecimento ativo de todos será fundamental para a conquista da VITÓRIA.
Finalizando agradecemos aos colegas, que em pleno período de férias escolares e forenses, superlotaram as dependências do Plenário José Bonifácio, viajando  580 km, a exemplo da colega Laura Perdomo de Souza, da cidade de Presidente Prudente, e de outros que chegaram ao decorrer de toda a tarde, por exemplo a vinda da colega  Zuleica Margutti, quase no final do evento, após uma consulta médica, demonstrando  seu comprometimento com o Movimento e à ajuda que sempre tem nos dado.






E por fim todos que vieram contribuir,  que nos  encheram de orgulho e a certeza do caminho certo, rumo a grande VITÓRIA JÁ.

São Paulo, 19 de Janeiro de 2017
CONCILIADORES SP

Nosso e-mail é :  conciliadores.sp@gmail.com
Nosso BLOG é:   conciliadoressp.blogspot.com.br/



Juntos somos mais fortes !